

O FCPorto é só o Campeão Nacional e da Taça de Portugal, ou seja teoricamente este será o jogo mais difícil da briosa, contudo a esperança é sempre a última a morrer e quem sabe se o Morcego não ganha ao Dragão, só no Sábado saberemos a resposta, mas a realidade é que o FCPorto é claramente o favorito.
Nos últimos 5 anos o FCPorto apenas ganhou, 3 Campeonatos Nacionais, 2 Taças de Portugal, 3 Supertaças de Portugal, 1 Taça UEFA, 1 Liga dos Campeões, 1 Taça Intercontinental, no total 11 taças ou seja em média 2,2 taças por ano. É pouco, comparando com a Académica que todos os anos tem festejado a manutenção.
Mas falando agora deste ano, o FCPorto é 1º classificado, vem moralizado depois de uma sequencia de excelentes resultados, onde se incluem as vitórias na Liga dos Campeões frente ao Hamburgo, a vitória em casa contra o rival Benfica, e o empate com o Sporting em Alvalade, contudo muitas das vezes é nestes momentos que as equipas são surpreendidas por clubes supostamente mais fracos, ou seja a Académica pode perfeitamente ir empatar ou até ganhar no estádio do Dragão.
Na 1º jornada o campeão nacional jogou em casa com Leiria, conseguiu vencer tranquilamente por 2-1 com Adriano e Quaresma a fazer o 2-0 ainda na 1ª parte e já na 2ª Sogou reduziu para 2-1, mas o Porto controlou e não deixou ser surpreendido. Na 2ºe 3º jornada o Porto iria jogar fora, mas conseguiu alcançar os 3 pontos nos 2 jogos. Com o estrela ganhou 3-0 com a Naval 2-0, passando a estar assim isolado no 1º lugar. Veio então a 4ª jornada, o Porto estava confiante e voltou a vencer novamente por 3-0 desta feita em casa ante o Beira Mar, no regresso de Jardel à casa dos Dragões. Mas o jogo da 5ª jornada chegou, frente a uma das equipas mais temíveis na altura, o Braga, e o Porto foi mesmo surpreendido, perdendo por 2-1 com o 1º golo do Braga a ser marcado pelo nosso goleador da 1º volta do ano passado, Marcel, o Porto ainda empatou, mas o dia não estava a correr bem e acabou por sofrer outro golo, saindo pela 1ª e até agora única vez derrotado. Veio depois na 6ª jornada o Marítimo o FCPorto sentia-se na obrigação de vencer , até porque os jogos seguintes eram frente a Sporting e Benfica, para além dos confrontos da Liga dos Campeões, e assim fez, 3-0 sem contemplações para o Porto. Vinha então um dos aguardados clássicos, o Sporting - FCPorto, que acabou empatado a 1 bola, resultado que foi mais favorável ao FCPorto, que esteve mesmo a perder por golo de Yanick. Mas o inevitável Quaresma que por acaso estava em baixo de forma empata e faz o resultado final. O resultado não era mau, mas se o Porto não ganha-se ao Benfica as coisa não estavam assim tão bem. Na 8ª jornada o Porto recebe portanto o Benfica, num jogo emocionante com 5 golos, os Dragões entraram com toda a força, e dominavam por completo os seus rivais, aos 20 minutos já ganhavam 2-0 e o jogo parecia completamente dominado pela equipa da casa, mas as coisas mudaram, principalmente depois da lesão do mestre Andersson, e o Benfica na 2ª parte conseguiu mesmo igualar a partida, congelando os adeptos Portista, mas mesmo no último segundo, Bruno Moraes dá a vitória ao Porto, e faz a invicta sorrir. O Porto era 1º isolado, estava portanto tudo a correr bem, foi então a Setúbal e cumpriu a obrigação, ganhando por 3-0. O próximo jogo é em casa frente à nossa briosa e não está na agenda Portista de certeza uma perda de pontos frente a esta equipa, mas como dizia o outro, "a esperança é a última a morrer", portanto só temos de acreditar e apoiar a nossa Académica.
Treinador: Jesualdo Ferreira
O FCPorto fez a pré-época com Co-Adriansse que se demitiu devido a conflitos com a direcção, para o substituir o Porto foi buscar o recém-chegado treinador do Boavista, que tinha feito 2 excelentes épocas no Sp.Braga.
Sobre Jesualdo Ferreira, pode-se dizer que fez um grande trabalho no Braga e que agora está a cumprir até ao momento os objectivos do FCPorto.

Guarda Redes
Helton, 6 palavras bastam, ( convocado para a selecção do Brasil).
Tem se mostrado como um excelente guarda-redes, prova disso foi a convocação pela 1ª vez à selecção do Brasil, à pouco tempo.
Defesa

Parece-me ser a posição mais fraca do FCPorto, Fucile tem feito bons jogo, Pepe e Bruno Alves têm sido os centrais titulares, que não têm cometido muitos erros este ano, depois ainda existe Cech e Bosigwa, 1 deles será titular.

Meio-Campo
Infelizmente Anderson está lesionado e não vai poder jogar, temos portanto o El Comandante Lucho, um luxo que muitas equipas gostavam de ter, Raul Meireles, convocado para a selecção Português para o jogo com o Casaquistão em Coimbra, Paulo Assunção, Ibson, Jorginho, entre outros.
Um grande Meio Campo.


Ataque
Quaresma, Postiga e Lisandro, que tripla!!!! Quaresma quando está nos seus dias é um dos melhores do mundo, Postiga tem feito um grande campeonato, Lisandro tem garra e nunca desiste.
__________________________________________________________________________